quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Igreja no Vietnã tem primeiro dicionário católico

A igreja no Vietnã tem seu primeiro dicionário católico em língua vietnamita. O volume foi apresentado no último domingo durante um encontro em Ho chi Minh-Ville pelo Bispo de My Tho e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Vietnamita, Dom Paul Bui Van Doc. “A obra – afirmou o prelado às pessoas presentes – nasce do grande desejo da nossa Igreja de promover uma teologia católica nativa e é um primeiro importante passo nesta direção”. Até agora, de fato, os dicionários cristãos utilizados no Vietnã eram traduções de originais estrangeiros.

 

Na preparação da obra, que exigiu quatro anos de trabalho, em que foram utilizados os documentos e os livros teológicos mais atualizados e, em particular, o Catecismo da Igreja Católica, colaboraram umas 150 pessoas entre bispos, sacerdotes, religiosos, mas também leigos, peritos em história da Igreja, cultura, linguística, filosofia, Sagrada Escritura e teologia. Nesta primeira edição o dicionário traz 500 verbetes cristãos básicos com definições simples, claras e compreensíveis, acompanhadas por palavras equivalentes em chinês, latim, inglês e francês.


O coordenador do dicionário, Padre Pierre Nguyen Chi Thiet, antecipou à agência Ucan que nos próximos anos se prevê o acréscimo de mais de mil verbetes católicos relacionados com a Igreja, o cristianismo, a teologia moral, o direito canônico, a pastoral, a filosofia, a espiritualidade e a teologia

Nenhum comentário: