sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cardeal de SP lamenta distorção da Reuters sobre discurso do Papa.


Fonte: Canção Nova

Em entrevista ao jornal ‘O São Paulo’, o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo metropolitano de São Paulo, comenta episódio em que a agência de notícias Reuters ditorceu o discurso do Papa Bento XVI ao corpo diplomático credenciado junto à Santa Sé, na segunda-feira, 9. Segundo a agência, o Papa teria afirmado que o “casamento gay” é uma ameaça à humanidade, mas o texto original do discurso nem traz a expressão “casamento gay”.

Confira a seguir a entrevista de Dom Odilo ao jornal ‘O SÃO PAULO’
O SÃO PAULO – Qual a opinião do senhor sobre o episódio da Reuters com o Papa Bento 16?
Dom Odilo Scherer – É lamentável que uma Agência de Notícias, como a Reuters, que era tão conceituada, se preste para veicular uma notícia totalmente distorcida a respeito do Papa Bento XVI. Os títulos, muitas vezes, acabam fazendo a notícia, mesmo se a matéria não confere com o título. Isso é falta de ética na Comunicação. Eu esperaria um bom pedido de desculpas público da parte da Reuters.
O SÃO PAULO - Para a imprensa, em especial, para aos veículos católicos, qual a lição que fica desse episódio?
Dom Odilo Scherer – A Comunicação deve primar pela verdade, sem induzir as pessoas a conhecimentos e julgamentos falsos a respeito de pessoas e suas afirmações e de fatos. É preciso deixar de lado a tentação do sensacionalismo e de apresentar os fatos e as pessoas, com suas afirmações, através de filtros ideológicos; nem se deve colocar na boca dos outros, de autoridades, aquilo que gostaríamos nós de afirmar. Não é ético.
O SÃO PAULO - Como as pessoas devem lidar com as informações passadas pela mídia?
Dom Odilo Scherer – Devem ler e ouvir muito, não ficando com uma única informação superficial, não se contentar com a leitura dos títulos, nem apenas com informações já filtradas; melhor é sempre procurar a afirmação original, do próprio autor. De fato, eu havia lido o discurso do Papa aos representantes do Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé e não vi nada daquilo que o título da Reuters fazia pensar… Diante de tanta informação, pode-se ficar confuso e informado erroneamente. É preciso manter a cabeça fria e não perder o senso crítico, nem o senso da verdade e da ética.

Nenhum comentário: