quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Religiosas anglicanas serão acolhidas na Igreja católica.


No próximo dia 11 de Janeiro, 11 religiosas anglicanas da Comunidade de Saint Mary the Virgin (CMSV), em Wantage, Oxfordshire, entrarão em plena comunhão com a Igreja Católica. As religiosas, entre as quais a superiora da comunidade, Madre Winsome, serão acolhidas no Ordinariato Católico de Nossa Senhora de Walsingham, instituído em 2010, segundo estabelecido pela Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”, de Bento XVI, em resposta ao pedido de alguns anglicanos de entrar em plena comunhão com Roma.A estas se somará a irmã Carolyne Joseph, ex-membro da Sociedade de Santa Margarete de Walsingham.

Em um primeiro momento as 12 religiosas farão parte de uma associação pública de fiéis no interior do Ordinariato assumindo o nome de Irmãs da Beata Virgem Maria. Elas darão continuidade a sua vida de oração e de contemplação, conservando no entanto alguns elementos da tradição e da prática anglicana.

Em um acordo com a Igreja da Inglaterra, ficou estabelecido que as religiosas deixarão o próprio convento e serão temporariamente hospedadas em uma comunidade católica na espera de estabelecerem-se na sede definitiva.
Comentando a decisão das religiosa anglicanas, o Ordinário de Walsingham, Keith Newton, recordou que a Comunidade de Wantage “está no centro da vida religiosa da Igreja da Inglaterra desde metade do século XIX. A sua contribuição foi significativa, em particular por denunciar a marginalização social não somente na Inglaterra, mas também na Índia e na África do Sul”. “As irmãs de Saint Mary the Virgin, – concluiu Dom Newton,- sempre rezaram pela unidade dos cristãos e somos verdadeiramente agradecidos pela sua fé e a sua coragem”.
Falando sobre a Constituição Apostólica “Anglicanorum Coetibus”, Madre Winsome destacou que a “oferta do Papa é um gesto profético que responde às orações de gerações de anglicanos e de católicos que buscavam um canal de unidade entre os cristãos”. (JE)

Fonte: Blog do Carmadélio

Nenhum comentário: