terça-feira, 12 de novembro de 2013

Testemunho de Francisco Euzamar de Sousa (Mazinho)




Fui criado na fé católica, recebi os sacramentos do Batismo, primeira Eucaristia e Crisma, mas aos 14 anos tomei a minha primeira dose de bebida, primeiramente por vaidade, depois por vício. Depois experimentei o fumo e comecei a participar de várias festas onde me afundei cada vez mais na bebida e no fumo, e como um vício leva a outro, passei a experimentar comprimidos de Optalidon (droga utilizada com bebida) e também cheguei a usar maconha.
Aos 16 anos comecei a frequentar prostíbulos e a sair com prostitutas e quanto mais entrava nessa vida, mas buscava algo para suprir os vazios que havia em mim. Existia em mim uma grande revolta por não me sentir acolhido e a minha vida era só bebidas, drogas e farras. Larguei os estudos e passei a viver dissolutamente, mas até aí não era totalmente dependente, ainda existia certo equilíbrio, mesmo que pouco, e eu ainda conseguia ter relacionamentos sérios, mas crescia essa vida dissoluta que realmente só me dava prazer e com isso eu só afastava as pessoas que me amavam com meu temperamento.
Em meio a isso tudo conheci alguém que hoje é a minha esposa que mesmo com toda essa minha realidade confiou em mim e me amou mesmo sem saber o que a esperava. 
Eu já não estudava mais e trabalhava em uma indústria e com 19 anos resolvi me casar com a minha namorada Evanrélia que tinha 17 anos. Todos achavam, inclusive a minha mãe, que nessa nova etapa da minha vida eu iria mudar, mas ao contrário tudo começou a piorar.
Agora me sentia cada vez mais homem e mais livre e achava que a minha esposa tinha apenas que suportar, tanto é que por muitas vezes eu passei noites e noites fora de casa, gastava todo o dinheiro da feira e além de agredi-la com palavras quebrava tudo que tínhamos que na verdade já não era muito.
Machuquei minha esposa, minha família, meus amigos e chamava atenção dos vizinhos quando estava bêbado. A minha casa por vezes foi cenário de escândalo e isso me faz lembrar de alguns momentos, digo alguns porque não me recordo de todos pois sofria de amnésia alcoólica quando bebia muito e no dia seguinte não me lembrava das coisa que fazia. Mas algumas lembranças ficaram marcadas como uma em que em uma noite cheguei em casa super bêbado e agredi fortemente a minha esposa com palavras, peguei um lençol grande, fui até o guarda-roupa e fiz um grande pacote com as suas roupas e joguei no meio da rua e mandei ela ir embora de casa. Em outro momento, também bastante bêbado, quebrei tudo, e essa é uma lembrança muito dolorosa, lembro-me de ter quebrado também um espelho, mas no outro dia disseram-me que o havia quebrado na cabeça da minha mãe.
A essa altura eu já sabia que não tinha mais controle, queria parar, eu tinha que parar, até porque sofria de uma doença física muito séria, mas mesmo assim não tinha forças para parar.
Algumas pessoas me davam conselhos, outras me criticavam, algumas me convidavam para ir em várias igrejas, recebi também um convite de um irmão, Carlos Ribeiro, para ir em grupo de oração da Renovação Carismática Católica, mas prometi ir e não fui. Minha esposa era de grupo de oração e sofria muito porque era aos domingos e o domingo é o dia preferido dos bêbados. Eu a perseguia muito para que ela não fosse e as vezes ela até se escondia dentro de casa para que eu não visse quando saia para o grupo. Minha esposa e minha mãe são as mulheres mais valentes que conheci até hoje e que nunca desistiram de mim. Quando todos me diziam que eu estava perdido, a intercessão da minha mãe e da minha esposa mostrou o contrário.
Então em uma tarde de domingo de 1994, aconteceu algo que mudou para sempre a minha história. Um homem chamado João Maria Soares, na época Coordenador Diocesano da RCC, quando estava a caminho do Grupo de Oração sentiu que deveria voltar e ir até o local onde eu estava que era um bar vizinho a minha mãe onde eu estava bebendo desde a sexta-feira. Estava muito bêbado, sem camisa, somente de bermuda e mesmo assim ele se aproximou de mim assim como Jesus se aproximou da mulher pecadora e lhe estendeu a mão, então ele me disse: “Venha comigo”, mas eu respondi dizendo que não dava, pois estava daquele jeito e iria outro dia, mas ele insistiu e me disse: “Quem sabe faz a hora”. Então depois dessas palavras eu decidi ir com ele. Entrei na Capela do Divino Espírito Santo e isso era muito difícil, pois estava muito bêbado, mas como disse aquele dia mudou toda a minha história e aquele homem impôs as mãos em minha cabeça e enquanto muitos dizem que milagres não existem eu posso dizer o contrário porque ele começou a fazer uma oração em mim, que na RCC chamamos de Oração em Línguas, e essa oração começou a mexer comigo e parecia que eu ia desabar e comecei a sentir algo estranho e ao mesmo tempo algo maravilhoso acontecia dentro de mim e eu só sabia chorar e quanto mais ele orava, mais eu chorava e de repente eu percebi que não estava mais bêbado, eu fiquei curado do porre instantaneamente, puro milagre de Deus.
Terminando a oração saí correndo para casa assim como a Samaritana no seu encontro com Jesus. A minha mãe não entendia o motivo das minhas lágrimas mas eu sabia que o que eu tinha bebido naquele dia era algo muito mais forte que qualquer droga que possa existir nesse mundo. Hoje faz 17 anos que eu continuo embriagado, não mais com vinho doce, mas com a água do Espírito Santo.
Deus ainda me deu muitos milagres e ainda continua me dando sempre, queria terminar lembrando apenas mais um: eu sempre tive o desejo de ser pai, mas a minha esposa tinha alguns problemas e foi preciso retirar toda a parte esquerda do seu ovário. Com isso, segundo o médico da época, era quase impossível ela poder ficar grávida.
Isso me fazia questionar a Deus, eu perguntava a Ele: Senhor, se Vós já fizestes tantas coisas em minha vida porque não faz mais este milagre?
O tempo foi passando e a minha esposa queria tentar fazer um tratamento para engravidar e ela até fez uma consulta para isso, mas para nossa surpresa e alegria nos primeiros exames o médico disse: “Você não precisa fazer tratamento porque você já está grávida.” Naquele dia Deus mostrou aquilo que disse Davi: “Jamais vi um justo abandonado e nem seus filhos a mendigar o pão”.
Ela engravidou de Iascra nossa primeira filha e para dizer que Deus poder todas as coisas ela engravidou mais uma vez e nasceu Isaac e foi assim que aconteceu.
Então eu só posso dizer: nunca desista, persevere, creia e o mais Ele fará. Procure um Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, foi lá onde eu entrei bêbado, completamente desacreditado e a partir de então Deus transformou a minha vida.

Nenhum comentário: