quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Caso encontrassem o ‘gene’ da homossexualidade, o que isso mudaria para a fé cristã?

365
Mais uma vez o assunto das causas da homossexualidade vem à tona. Desta vez, uma pesquisa americana afirma ter encontrado modificações genéticas no cromossomo X dos homens que poderiam causar influência na orientação sexual. Para os autores do estudo, há evidências de que homens gays carregam influências em seu DNA – mas que fatores sociais e ambientais também influenciariam.
Segundo informações do jornal Independent, o estudo foi apresentado no encontro anual da Associação para o Avanço da Ciência nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. A pesquisa analisou o DNA de quatrocentos pares de irmãos para ver se haveria alguma predisposição genética para ser gay.
Homens gays carregam ‘nfluências’ em seu DNA – mas fatores sociais e ambientais também influenciam
Os cientistas encontraram uma região do cromossomo X (Xq28) que teve um impacto na sexualidade masculina, assim como num trecho do cromossomo 8.
Dr. Michael Bailey, da Universidade de Northwestern, de Illionois, disse que a orientação sexual não teria nada a ver com escolhas. “Nossas pesquisas sugeriram que pode haver alguns genes em jogo em relação à homossexualidade. Encontramos evidências para dois conjuntos que afetam se um homem é gay ou hetero.”Mas ele enfatizou que os genes não são completamente determinantes, havendo também os fatores ambientais e sociais, e que os fatores ambientais (que são aqueles externos a nós desde nosso nascimento) ainda seriam os que mais causam impacto na sexualidade de alguém. 
O estudo ainda não foi publicado, mas as pesquisas iniciaram em 1993 pelo Dr. Dean Gamer, do Instituto Nacional Americano de Câncer, quem encontrou marcas genéticas no cromossomo X de homens gays.
Dr. Michael Bailey, da Universidade de Northwestern, de Illionois, disse que a orientação sexual não teria nada a ver com escolhas
Há perspectivas de que futuramente o teste genético possa ser feito ainda durante o pré-natal da grávida; no entanto, a completa certeza da orientação sexual não seria revelada, dado que haveria outros fatores influenciando o homem.
O porta-voz Richard Lane da Stonewall, Organização para os Direitos Gays, comentou sobre o assunto. De acordo com o Independent, ele disse que “esses tipos de estudos vivem aparecendo, pretendendo provar as origens da orientação sexual, sem realmente fazer pesquisa ou provar realmente na prática.” 
Fonte: Terra
***
O que podemos deduzir dessa notícia:
- Não existe nenhuma novidade em relação ao que a ciência já afirmava sobre o assunto;
- Confirma-se que a inclinação homossexual segundo a ciência e segundo o senso comum, não é uma escolha ou opção; as pessoas de inclinação homossexual na perspectiva da antropologia e da moral cristã não podem ser responsabilizadas pelo o que ‘sentem’, mas apenas pelo o que ‘consentem’ e vivem concretamente como vivências, escolhas e atos. (Segundo a moral cristã os atos homossexuais são incompatíveis com a lei natural  pois impedem a fecundação e a geração de uma nova vida)
- A doutrina da Igreja separa bem a inclinação homossexual do comportamento homossexual e censura toda forma de discriminação contra nossos irmãos que carregam em si essa prova, razão de muita dor e sofrimento, especialmente se cristão.
- Dentro da perspectiva da fé católica, pede- se para as pessoas que carregam em si essa tendência o mesmo que se pede às pessoas heterossexuais. Respeito pelo seu próprio corpo e uma vivência sexual dentro do plano de Deus, no matrimonio.Os que não se sentem chamados ao matrimonio, são convidados a uma vida casta e a uma compreensão madura da sexualidade humana que não a reduza apenas ao “uso” dos órgãos genitais, a vendo dentro da perspectiva da doação de si no amor conjugal entre um homem e uma mulher;
- Esse último estudo também comprova a não existência de um ‘Gene gay’, apesar dos estudos exaustivos patrocinado pelo lobby gay.
O que mudaria caso existisse o gene? Para a doutrina da Igreja, Nada! continuaria a se pedir o que se pede hoje e se compreenderia ainda mais a necessidade de acolhimento e de não discriminação com as pessoas que se identificam com a homossexualidade.

Nenhum comentário: